11 Dicas Eficazes de Como Aumentar A Produtividade da Mãe que Trabalha em Casa

Você tem conseguido fazer todas as atividades que se propôs nos últimos dias? Se a resposta for não, não se desespere , você não está sozinha. E, por isso, eu escrevi esse artigo que vai te ajudar a descobrir como aumentar a produtividade trabalhando de casa.

No mudo globalizado em que vivemos hoje parece até normal não conseguirmos executar as tarefas, a sensação que temos é que o dia encolheu. Diariamente ouço pessoas dizendo: Tenho tantas coisas pra fazer hoje que precisaria de um dia com mais 24 horas.

Na verdade nós sabemos que o dia não encolheu e que não temos o poder de aumentar a quantidade de horas do dia. Mas no entanto, você pode resolver essa situação usando as dicas de como aumentar a produtividade que vou te ensinar aqui.

Foto de uma mesa de trabalho, bem organizada, com um Mac escrito na tela "DO MORE", representando como aumentar a produtividade.
11 Dica Eficazes de Como Aumentar a Produtividade da Mãe que Trabalha em Casa

Mas o que vem a ser produtividade?

Produtividade, segundo o dicionário, é a capacidade de produzir. Existem outros significados por aí , mas vou focar nesse.

Aprender a melhorar ou como aumentar a capacidade de produzir é tudo o que precisamos para desempenhar os nossos  inúmeros papéis na vida, afinal ser mãe, mulher, dona de casa, esposa, amiga e uma profissional de sucesso exige muita desenvoltura. Como costumamos brincar, ser mulher não é para amadores rs , rs , só os fortes conseguem.

Falei um pouco sobre isso – a junção do trabalho da maternidade – neste artigo.

Tenho visto mães frequentemente cansadas e frustradas por não conseguirem realizar suas atividades com maestria, e isso já aconteceu comigo, e acontece vez ou outra, basta eu baixar a guarda. Então, para reforçar minha prática, vou te contar agora tudo que eu já testei e o que funcionou comigo para aumentar a minha produtividade trabalhando em casa.

Vamos às 11 Dicas Eficazes de Como Aumentar A Produtividade da Mãe que Trabalha em Casa:

  1. Cuide de Você
  2. Planeje o dia seguinte
  3. Crie rotinas
  4. Durma bem
  5. Anote tudo
  6. Liste as prioridades
  7. Crie um local para trabalhar
  8. Organize o seu local de trabalho
  9. Determine horários para trabalhar
  10. Elimine distrações
  11. Seja muito grata e comemore

1 . Cuide de você

Sim, isso mesmo!

Como você vai conseguir realizar tantas atividades se não estiver bem? Isso é totalmente impossível. Nós, mães, precisamos além de cuidar, dar amor o tempo todo. E como fazer isso se não tivermos amor próprio?

Para isso precisamos tirar um tempo na nossa rotina para fazer algo que nos beneficie, como cuidar da beleza, da saúde, dormir, lazer ou simplesmente colocar as pernas pro ar. Isso faz um bem danado!

Vou listar alguns cuidados importantes para aumentar a produtividade da mãe que trabalha em casa:

  • Comece o dia com atividades físicas;
  • Alimente – se de forma saudável;
  • Beba bastante água;
  • Faça pequenas pausas durante o dia.

2 . Planeje o dia seguinte

Todos os dias antes de dormir é essencial fazer uma avaliação do dia, analisando tudo que deu certo e o que não deu tão certo para alinhar o planejamento do próximo dia.  É muito importante dormir sabendo o que vai ser feito no dia seguinte, assim o nosso cérebro já começa trabalhar a nosso favor.

É uma espécie de preparação mental, se você não tem esse hábito sugiro que comece hoje e verás o poder dele.

Quando fazemos isso o dia já começa produtivo, aquele tempo que a gente leva pensando no que fazer é usado para fazer a primeira atividade, só  com essa dica seu dia já vai ser mais produtivo.

3 . Crie rotinas

Assim como em qualquer trabalho, no realizado em casa também é fundamental fixar rotinas. Isso polpa energia do nosso cérebro.

Porque para todas as atividades que fazemos todos os dias o nosso cérebro cria sinapses neurais e viram hábitos. Por exemplo: dar banho nas crianças. Quando fazemos isso não precisamos pensar como é dar um banho, o que vem antes, o que vem depois, simplesmente a gente sai fazendo e no final dá tudo certo.

Isso acontece porque já virou rotina e não precisamos usar a energia do nosso cérebro para executar essa atividade.

Outro fator importante de seguirmos uma rotina  é que ela nos ajuda a produzir com foco, mas pra isso precisamos organizá–la de uma forma que tenha sentido para nós e para as crianças , afinal escolhemos trabalhar em casa para acompanhar o dia a dia delas. Não é mesmo rs,rs?

4 . Durma bem

Dormir bem é um dos principais cuidados que você deve ter e uma das principais dicas de como aumentar a sua produtividade.

Temos um senso comum que diz que devemos dormir 8 horas por noite. Mas, no entanto, você precisa fazer testes.

Tem pessoas que dormem muito e estão sempre cansadas. Já outras que dormem pouco e estão sempre ativas, então isso é muito relativo. Eu, particularmente, já testei e descobri que dormindo 7 horas por noite consigo produzir muito bem.

Dormi bem não é dormir muito e sim ter um sono de qualidade, onde você acorde renovado, com disposição para fazer as atividades planejadas.

O sono tem o poder de descansar o corpo e a mente. Então, dormir bem é uma necessidade vital do ser humano e principalmente das mães que trabalham em casa, embora nos primeiros anos de vida das crianças isso não seja tão possível. Mas o consolo é que eles crescem e se adaptam melhor à esse mundo e com o tempo dormem melhor.

Mas, enquanto isso não ocorre sugiro que você conte com a ajuda de terceiros para cuidar dos pequenos enquanto você dorme um pouco, ou até mesmo substituir um outro cuidado, deixar de fazer algo para garantir uma soneca. Só não fique sem dormir, pois uma mãe sem dormir não consegue ser produtiva.

5 . Anote tudo

Não confie na sua mente! Ela pode falhar e nesse caso você perderá muito tempo tentando lembrar o que precisa ser feito.

Então anotar tudo é uma boa dica como aumentar a produtividade. Não importa onde , o importante é anotar.

Se você é uma pessoa totalmente tecnológica pode se valer de alguns aplicativos para fazer isso, poi existem muitos no mercado. Já ouvi falar em alguns como o Trello, Evernote, Google drive.

Mas se você for como eu, papel e caneta está ótimo. Mantenha tudo anotado e não se perca durante o dia.

6. Liste as prioridades

Melhor que ter tudo anotado é ter anotado na ordem das prioridades.

Ao listar sugiro que você coloque primeiro as atividades mais difíceis, aquelas que vão exigir mais do seu cérebro e do seu físico, pois nesse momento você estará descansada e com certeza terá um desempenho melhor, e isso gera combustível para o seu dia.

Com certeza você já observou que toda vez que consegue realizar algo difícil , a sua motivação cresce. Por isso a importância de realizar o mais difícil primeiro, sem contar que já tira um peso das costas.

 7 . Crie um local para trabalhar

Não é porque você trabalha em casa que você vai trabalhar em qualquer lugar da casa!

Separe um cantinho para você produzir, assim toda vez que você se dirigir àquele local, o seu cérebro vai entender que é hora de trabalhar e tudo fluirá melhor.

8 . Organize o seu local de trabalho

Deixe o seu local de trabalho mais limpo e organizado possível porque aquilo que a gente vê reflete diretamente no nosso inconsciente.

Se o local de trabalho for bagunçado, a sua mente não vai conseguir relaxar para produzir. Você pode até tentar, mas toda vez que olhar pro lado e ver que tem algo pra fazer, a sua mente não vai te deixar produzir.

Então, antes de começar a trabalhar, coloque sua casa em ordem e assim o seu foco vai ser no trabalho e não na bagunça que precisa ser arrumada. Essa é uma dica do Feng Shui.

9. Determine horários para trabalhar

O trabalho em casa também exige que você tenha uma carga horária. Isso faz com que você não deixe atividades pendentes.

Não tem coisa pior do que tentar fazer uma atividade pensando nas outras tantas que precisam ser feitas. O trabalho não rende, a gente fica com a sensação de estar em um labirinto sem saída.

Então, determine horários e, melhor que isso, cumpra-os religiosamente.

10 . Elimine distrações

Chegou o seu horário planejado para trabalhar? Esqueça tudo à sua volta. Principalmente telefone e as redes sociais, pois eles têm um poder incrível de nos prender.

Quem nunca pegou o celular pra dar uma simples olhada e, quando se deu conta, muito tempo já passou?

Para evitar isso coloque no modo avião ou deixe em outro cômodo da casa, para evitar interferências.

11. Seja muito grata e comemore

Seja muito grata pelas suas conquistas diárias. Você tem que ser a principal pessoa a valorizar suas realizações, então toda vez que pegar a sua lista de tarefas e ver tudo marcadinho como concluído , agradeça e comemore muito, a gratidão tem um poder enorme.

Para a Neurociência a gratidão e a felicidade estão diretamente ligadas. Porque quando a pessoa se sente grata ela ativa o sistema de recompensa do cérebro, o mesmo traz uma sensação de bem- estar. E aí o cérebro entende que algo de bom está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer.

A dopamina é a substância responsável por motivar as pessoas a realizarem  seus objetivos. É um ciclo, quanto mais o ser humano se sente feliz e realizado mais o seu organismo sente necessidade de realizar outras metas.

Recapitulando as 11 dicas  eficazes para aumentar a produtividade da mãe que trabalha em casa

Tornar-se mais produtiva é o sonho de toda mãe que trabalha em casa, afinal a nossa rotina é bem puxada.  Para produzir mais  trabalhando em casa é preciso:

  • Se cuidar em primeiro lugar para estar disposta e saudável;
  • Planejar tudo no dia anterior;
  • Criar rotinas;
  • Dormir bem;
  • Anotar tudo a ser feito;
  • Listar prioridades;
  • Criar um local para trabalhar;
  • Organizar o local criado para trabalhar;
  • Determinar horários de trabalho;
  • Eliminar distrações.

E o grande segredo é ser grata e comemorar as conquistas sempre para que vire hábito liberar dopamina e assim criar um ciclo de conquistas. Pois a realização é o grande motivador . Quanto mais a gente realiza mais a gente quer realizar. Dessa forma se ativa e potencializa o ciclo da produtividade.

Agora, de posse dessas informações mamãe, vamos com tudo vamos produzir rs,rs…

Rumo ao topo!!!

4 Comentários

  1. Avatar

    Amei Ahélia. Excelente! 💖👏🏽👏🏽
    Preciso, demais, seguir suas dicas.
    Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *