Como Atrair Clientes do Jeito Certo Gratuitamente

Quando pensamos em atrair clientes, o principal fator a ser levado em conta é que devemos estar onde as pessoas estão. Caso contrário é um desperdício de tempo e dinheiro investir em um negócio, caso as pessoas não saibam que ele existe.

É a mesma coisa de uma pessoa que quer se relacionar e se produz toda mas não sai de casa, não participa de sites de relacionamentos e nem rede social. Como essa pessoa poderá ser notada?

O mesmo acontece com as empresas. Para que elas sejam vistas pelos seus futuros clientes elas precisam ir até eles de alguma forma.

Hoje o local mais freqüentado pelas pessoas chama-se internet. Nesse post falarei de algumas estratégias para você levar sua empresa a ser vista pelas inúmeras pessoas que estão na internet diariamente. E o melhor de tudo é você pode fazer isso investindo dinheiro ou organicamente sem gastar um real. Para aprender tudinho leia até o fim.

Mulher comprando com cartão de crédito via Internet - Como Atrair Clientes Gratuitamente
Como Atrair Clientes Gratuitamente

Então vamos lá!

Para sua empresa ser vista na internet ela precisa ter presença.

E a forma mais sólida de estar presente é através de um site institucional ou um blog, pois é uma estrutura própria e enquanto você arcar comas sua despesas ele será seu. Você pode fazer isso de forma gratuita também, existem várias opções. Porém recomendo algo pago para não ter surpresas. Veja as vantagens de um blog.

E a outra forma é através das redes sociais.

O que fazer nas redes sociais?

As pessoas estão nas redes sociais em busca de relacionamento, diversão e informação. É exatamente isso que devemos fornecer. Fazendo isso estaremos fazendo o marketing mais eficaz do momento, o chamado marketing de conteúdo.

Não basta ter presença na internet. Para atrair clientes do jeito certo precisamos ajudar as pessoas a resolverem as suas dores através do nosso conteúdo. É através do nosso conteúdo gratuito e de qualidade que ganhamos a confiança e a gratidão das pessoas a ponto delas retribuírem comprando o nosso produto.

Hoje as principais redes sociais para atrair clientes são: Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube.

Não é necessário participar de todas essas redes sociais , basta participar das que contém público para o seu produto ou serviço.

Para atrair os clientes do jeito certo nessas redes sociais você precisa entender o funcionamento de cada uma delas.

Quando vamos a um determinado local procuramos nos vestir e nos postar de acordo com o ambiente. Ninguém vai a um casamento usando trajes de academia. Assim ocorre também nas redes sociais, temos que nos atentar e nos portar de acordo com o seu estilo.

Entenda um pouco como cada uma delas funciona!

Facebook

É uma das mais populosas, aceita vídeos, fotos, textos, links. Porém o conteúdo tem vida curta. A pessoa está navegando vê um post interessante, se ela não salvar ou memorizar o perfil a chance de não encontrar mais é muito grande. Contudo é uma rede social com um alcance muito grande devido a quantidade de participantes.

Instagram

Como o próprio nome já diz , essa é uma rede muito insta! Os conteúdos mais aceitos são os que revelam instantes, momentos, vivências. Muitas pessoas estão ali acompanhando a rotina e os acontecimentos daqueles que elas gostam. Então na hora de produzir o conteúdo procure seguir essa linha. As fotos não precisam ser impecáveis, as pessoas precisam sentir que por traz daquela foto existe um ser humano, mesmo se o seu perfil for empresarial. Fotos muito arrumadinhas não surtem efeitos. Não estou dizendo pra postar foto de qualquer jeito. E outra coisa , procure intercalar o formato das postagens.

Pinterest

É uma rede que está crescendo muito e com isso o alcance está cada vez maior. Funciona como um quadro de inspiração. Você posta os pins/fotos, fala sobre e ainda tem a opção de colocar um link pra direcionar a pessoa pra outro lugar, é uma excelente fonte de tráfego orgânico. Falo mais sobre ele aqui.

YouTube

O YouTube é muito poderoso !

Hoje em dia as pessoas são muito ocupadas.Para ler um post precisamos parar o que estamos fazendo, porém para ouvir ou assistir a um vídeo podemos fazer outras atividades ao mesmo tempo. Essa é uma das vantagens dessa rede social . Assim como no blog o conteúdo é empilhável e tem vida longa. Um vídeo passa muito tempo gerando resultado.

Mídias Sociais
Mídias Sociais

Dicas de postagens

As postagens precisam ser constantes,úteis e com formatos diferenciados. Seguem algumas sugestões:

Indicação de livros – Uma vez por mês ou a cada quinze dias você pode postar algo sobre algum livro que tenha lido e assim recomendar para que outras pessoas também leiam e sejam acrescidas das informações valiosas contidas no livro.

Fotos suas – É válido e tem boa aceitação postar fotos acrescidas de texto ou simplesmente a foto.

Mediação de conteúdos – Pode ser vídeo ou artigo. Você posta um conteúdo que não é seu e dá os créditos ao autor e acrescenta o seu ponto de vista.

Enquetes- As pessoas gostam muito de responder perguntas. Elas acham que estão respondendo a quem perguntou, mas na verdade elas estão respondendo a si mesma. E isso as satisfaz.

Tutorial- Pegue algo que você aprendeu grave um vídeo ensinando. Dicas úteis são sempre bem vindas!

Ferramentas de trabalho- Postar fotos dos instrumentos de trabalho gera conexões e satisfaz a curiosidade.

Listei apenas algumas das opções aqui apenas para aguçar a sua criatividade na hora de fazer postagens para atrair clientes do jeito certo. Com isso ficou claro que já chega daqueles posts com perguntas que ninguém responde . Não é mesmo? Chega de vácuo!

Qual melhor rede social para atrair cliente do jeito certo?

Não existe uma rede que seja melhor em todos os aspectos. E outra coisa, cada produto/serviço tem um público, então o ideal é descobrir onde o seu público mais freqüenta e ter constância ali.

Tenho visto muitas pessoas reclamando do Instagram e do Facebook, segundo essas pessoas as suas postagens não estão sendo divulgadas por essas plataformas, caso você também pense assim, vou te explicar algo que ouvi outro dia do gestor de tráfego da Rejane Toigo e que faz todo sentido.

Ele disse que no Facebook e no Instagram as nossas postagens disputam espaço com os anúncios que por sua vez são eles que dão lucro para essas redes sociais. Já no YouTube é diferente! Ele depende dos vídeos para imprimir os anúncios. Com isso fica claro que é mais vantajoso investir no YouTube que o conteúdo tem vida longa e a plataforma precisa dos nossos vídeos para divulgar os anúncios, então é do interesse dele mostrar nossos vídeos para o maior número de pessoas e assim temos mais chances de atrair os clientes através do marketing de conteúdo que é o jeito certo.

Recapitulando

Para atrair clientes do jeito certo o seu produto ou serviço precisa ter presença na internet através de site/blog, rede sociais. Pois o jeito certo de atrair clientes é entregando conteúdo de valor que resolvam as dores do cliente para que ele seja grato a você a ponto de retribuir comprando o seu produto. E o YouTube é a plataforma que mais tem interesse em mostrar o nosso conteúdo gratuitamente. Então fica a dica, invista no YouTube para agregar na vida das pessoas e assim elas virão até o seu produto e você fará ótimos negócios.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *