Como fazer doces na sua própria cozinha e vender sob encomendas

Partindo do princípio que confeitaria é a arte de fazer doces , nesse post você vai aprender como fazer doces e começar a trabalhar com confeitaria usando a sua própria cozinha, trabalhando sob encomenda.

Então se você está precisando de uma renda extra ou até quem sabe construir sua principal trabalhando no conforto do seu lar sem se privar de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos , esse texto é pra você.

Foto de uma criança feliz com a sua mãe, na cozinha, aprendendo como fazer doce
Como fazer doces na sua própria cozinha e vender sob encomendas

Confeitaria, um ramo lucrativo

A confeitaria hoje é um ramo do mercado gastronômico bem lucrativo. Raramente alguém não gosta de um bom doce, na verdade a gente vive é se segurando para não extrapolar no consumo dessas delícias. Dessa forma já fica claro que público não falta, sem contar que as famosas guloseimas estão presentes em todas as festas, seja casamento, aniversário, noivado, aniversário, confraternizações de empresas, etc …

Então fique comigo até o final que eu te mostrar como fazer doces e vender sob encomendas. Vou te contar tudo que eu aprendi e deu certo pra mim nesses 4 anos no mundo da confeitaria até as minhas estratégias de vendas. Assim você poderá entrar nesse ramo com a certeza de que se colocar em prática você vai ter retorno garantido.

Vamos ao passo a passo

  1. Faça uma pesquisa de mercado
  2. Aprenda como fazer os doces
  3. Organize o local para trabalhar
  4. Certifique se você tem os utensílios necessários para fazer os doces
  5. Pesquise fornecedores
  6. Trace as estratégias de vendas dos seus doces

1 – Faça uma pesquisa de mercado

Esse é o passo inicial de todo negócio.

Nessa pesquisa é importante avaliar o mercado e os seus concorrentes. Aqui precisa detalhar os doces vendidos na sua região, quais são eles , como são vendidos, os preços e principalmente os que não estão sendo comercializados, e tente descobrir porque alguns tipos de doces não estão sendo comercializados, porque aí pode pintar uma ideia de um produto novo pra você apresentar ao mercado, algo que seja interessante.

E vale também ficar atenta para não querer vender o que todo mundo vende, pois será mais difícil.

Foto de uma mulher confeitando um bolo - aprenda como fazer os doces
Aprenda como fazer os doces

2.Aprenda como fazer os doces

Se durante a pesquisa de mercado você enxergou num produto uma oportunidade para começar, então não perca tempo aprenda a fazê –lo.

Essa é a parte principal do seu negócio , não tenha dúvidas. Quando estamos iniciando um negócio em casa é fundamental termos conhecimento sobre a atividade a ser desenvolvida, mesmo que pretenda terceirizar no futuro é importante saber fazer.

Por dois motivos: o primeiro é que no começo falta dinheiro para pagar alguém para fazer e o segundo é que até para contratar um serviço e não ser lesado você precisa saber fazer, assim saberá se o serviço solicitado foi bem realizado.

Já pensou você vender um doce e alguém retornar dizendo que o produto não estava bom? Seria uma situação constrangedora e um marketing negativo para o seu negócio.

Existem várias formas de aprender como fazer doces. Você pode aprender com uma pessoa que conheça e que seja muito boa nesse ramo. Essa dica vale se você confiar na pessoa, porque tem gente que não ensina tudo, não consigo entender, mas tem gente que passa receitas de algo que faz maravilhosamente bem e quando vamos testar na dá certo, isso porque falta o “famoso pulo do gato”.

Outra forma de aprender a como fazer doces é testando receitas da internet – essa não aconselho muito, porque até você achar uma receita boa e lucrativa, muito tempo e ingredientes já foram pelo ralo.

A forma mais recomendada é fazer um curso. Você pode fazer um curso online ou presencial. O curso presencial é legal porque pode fazer junto com o instrutor , provar o produto e ainda fazer contato, criar parcerias e aumentar a sua rede de relacionamento.

Em se tratando de curso online você também cria parcerias e aumenta sua rede de relacionamentos porque todos os cursos têm uma área de membros onde essa interação acontece. E as maiores vantagens são de poder fazer onde e quando puder, e ainda ter o material a sua disposição para assistir as aulas sempre que pintar uma dúvida.

Nesse caso a decisão é sua !

3 .Organize o local para trabalhar

Agora que você sabe o que vai fazer para vender, e sabe fazer, é hora de pensar onde vai fazer. O local será a sua cozinha, mas você precisa separar um espaço no armário para guardar os utensílios e ingredientes que serão usados. Isso é muito importante. Não vale usar as suas compras do mês para produzir seus quitutes a serem vendidos, caso isso aconteça você não saberá se está lucrando ou não.

O local de trabalho deverá ser limpo e arejado, lembrando que animais não poderão ter acesso a ele para evitar pelos e insetos.

Não precisa de luxo, basta organização e higiene!

4. Certifique se você tem os utensílios necessários para fazer os doces

Aqui não quero induzir você a sair comprando , tabuleiros e mais tabuleiros, a ideia inicial é você olhar no armário da sua cozinha e descobrir o que você já tem que pode ser usado na sua confeitaria, afinal ela será na sua própria cozinha, então não faz sentido você comprar itens que já estão ao seu alcance.

Compre apenas o básico necessário para começar a fazer doces sob encomendas na sua cozinha. Lembrando que se você fizer um curso, saberá quais os materiais necessários.

5. Pesquise fornecedores

Antes de começar a produzir os doces é importante saber onde comprar a matéria prima , pois além da qualidade é preciso estar atenta aos preços, pois eles irão garantir o seu lucro.

Descubra na sua cidade os mercados que vendem no atacado e veja qual tem as melhores marcas e preços, vale também ficar de olho nas promoções dos supermercados, que muitas vezes têm preços melhores que nos atacados.

Uma mulher vendendo seus bolos para outra
Estratégias de vendas dos seus doces

6. Trace as estratégias de vendas dos seus doces

Nessa hora é importante avaliar todos os recursos e contatos existentes. Como por exemplo: suas rede sociais, os grupos de whatsapp , os vizinhos, o comércio vizinho, a escola das crianças ou das proximidades, buffets, casa de festas e etc.

Agora vou deixar aqui as estratégias que usei no início quando comecei a trabalhar na confeitaria usando a minha própria cozinha. E se você que vale a pena testar , fique á vontade, pois comigo elas deram super certo, prova disso hoje uso o dinheiro da confeitaria para investir no meu negócio online.

Comece vendendo para os amigos e vizinhos

A minha divulgação foi para os meus vizinhos. A primeira ação foi mandar fotos dos produtos com valores em horário estratégico, no primeiro dia vendi a metade da produção e depois fui aumentando aos poucos.

Panfletos

Como moro em condomínio e não tinha o contato de todos os moradores, então senti que tinha que fazer algo para apresentar os meus produtos para mais pessoas, foi aí que decidi fazer um panfleto.

Eu mesma fiz e tirei cópia. Coloquei embaixo da porta de todos os moradores , confesso que foi uma estratégia bem invasiva, mas eu tinha percebido que a maioria das pessoas jogava os panfletos da caixa de correspondência na lixeira ficava ali do lado, como eu não queria que isso acontecesse com o meu panfleto, resolvi colocar embaixo da porta e graças a Deus deu super certo .

Com essa ação, vários vizinhos entraram em contato e fizeram os primeiro pedidos e com um bom produto e ótimo atendimento, porque isso é muito importante , eu consegui fidelizar vários a ponto deles me adicionarem aos seus contatos para que mais tarde eu criasse uma lista de transmissão para enviar avisos sobre as novidades.

Página no Facebook

Sentindo a necessidade de atingir mais pessoas, eu criei uma página no Facebook e comecei a postar fotos dos meus produtos e fazer promoções em datas comemorativas.

Grupos no Facebook

Mais tarde me atentei para os grupos de rodadas de descontos também no Facebook. Essa é uma estratégia muito boa, de todas elas , essa sem dúvida foi a que me trouxe e traz mais vendas até hoje.

Funciona assim: você pesquisa aí na sua cidade os grupos de rodadas de descontos e entra em contato para saber como funciona, na maioria das vezes você dá uma quantidade x do seu produto e eles incluem o seu produto nas divulgações deles.

É uma excelente forma de ficar conhecida, porque essas rodadas já estão no mercado a um tempo e já conquistaram a credibilidade dos clientes . Então você tem a oportunidade de vender , só não fideliza se não quiser. Eu divulgo em rodada de desconto há mais de três anos e sempre vendo pra clientes novos e antigos. E lá é legal porque além das mães festeiras tem donos de buffets em busca de fornecedores.

Kit de Degustação

Outra dica boa é criar um kit degustação e oferecer para donos de buffets da sua região para que eles conheçam o seu produto. Vender pra Buffet é tudo de bom , eles têm festas todos os meses.

Lojas femininas ou infantis

Uma dica top também é fazer parcerias com donos de lojas femininas ou infantis para fazer degustação do seu produto nos lançamentos das coleções. Porque as lojas adoram oferecer algo para as clientes nessas datas. É uma excelente oportunidade de entrar em contato com cliente ideal. Assim como o artista vai onde o povo está o vendedor também.

Recapitulando

Fazer doces na cozinha da sua casa e vender sob encomendas é super possível e você viu que não precisa investir muito e nem ser um expert no assunto para começar, basta ter vontade e dedicação para seguir o passo a passo abaixo:

  1. Faça uma pesquisa de mercado
  2. Aprenda como fazer os doces
  3. Organize o local para trabalhar
  4. Certifique se você tem os utensílios necessários para fazer os doces
  5. Pesquise fornecedores
  6. Trace as estratégias de vendas dos seus doces

Agora que você já sabe como fazer é hora de colocar a mão na massa literalmente ,rs,rs .

Se você já viu que na confeitaria a oportunidade de ganhar dinheiro em casa é real e escolheu fazer um curso online para fazer de onde e quando quiser, e ainda ter o privilégio de rever as aulas quando quiser , participar de uma área de membros para gerar relacionamento e parcerias e ainda contar com suporte via whatsapp, esse é o curso que eu indico . Escola de bolo by Marrara.

Desejo muito sucesso na sua jornada!

8 Comentários

  1. Avatar

    Seus conteúdos são sempre incríveis. Você está de parabéns pelo trabalho e por toda a trajetória profissional e pessoal. Parabéns!!! Sucesso sempre!!!!

    Responder
  2. Avatar

    Baixei seu e-book e estou gostando muito. Parabéns pela sua forma de empreender! Sucesso à você.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *