Como ter o mindset de um empreendedor de sucesso em 8 passos

Ser empreendedor de sucesso é desejo de todos que entram no mundo do empreendedorismo, porém não são todos que conseguem realizar esse sonho. E quando paramos pra analisar o porquê da falta de sucesso dos que não conseguem, nos deparamos com várias respostas. Algumas delas são: falta de dinheiro para investir, falta de conhecimento, falta de tempo, imaturidade, sociedades mal feitas, e por aí vai.

Essas justificativas acima segundo Paulo Vieira são apenas historinhas. Historinhas é um termo usado por ele para nomear as famosas desculpas que criamos pra nos convencermos que não temos culpa pelo nosso fracasso. Na verdade tudo que não temos é pelo que não sabemos ou não fazemos, porque se soubéssemos e fizéssemos, já teríamos. Para entender de fato o segredo dos vencedores é preciso analisar a trajetória deles. E quando analisamos, percebemos que o maior diferencial é a mentalidade, o famoso mindset.

É por isso que nesse post vamos falar sobre a mentalidade empreendedora de sucesso, ou seja, a mentalidade dos que vencem. Então se você deseja vencer no empreendedorismo e na vida fique comigo até o final para entender a mentalidade dos vencedores.

Como ter mindset empreendedor

Entendendo o termo mindset

O que mais nos difere das outras pessoas é a forma que pensamos, que encaramos a vida. Certo?

Esse modelo de pensamento é chamado de mindset, que traduzindo ao pé da letra fica assim: mind significa mente e set significa configuração, então a tradução fica configuração mental.

Esse termo foi criado por Carol S. Dweck , umas das maiores especialistas em psicologia social e psicologia do desenvolvimento.

Ao estudar sobre mindset entendemos que o sucesso nas diversas áreas da vida não está predisposto aos que têm muitas habilidades ou talentos especiais e sim aos que melhor configuram a sua mente.

Certamente você já ouviu a frase “Se você acredita que pode você está certo e se você acredita que não pode você também está certo”. Essa frase nos diz exatamente o poder do mindset. Nós somos o que pensamos!

Como o Conrado Adolpho sempre diz tudo que é criado, é criado duas vezes. Primeiro na mente e depois recriado no mundo real. Por isso a importância de configurar bem a mente.

8 Passos para ter um mindset empreendedor

Para ser empreendedor não basta ter um capital e abrir uma empresa, é necessário ter a mentalidade certa.

1 . Visão

Nenhuma empresa grande começou grande na prática, mas para se tornar grande ela foi criada grande na mente do seu fundador. E é exatamente essa mentalidade que todo empreendedor iniciante precisa fazer, por menor que seja a sua empresa você precisa ser visionário a ponto de enxergá – la grande. É viver o pequeno olhando para o grande. Entende?

Porque se o criador não acreditar na sua criação do que adianta tanto empenho para criar.

2. Propósito

Ganhar dinheiro não pode ser o objetivo principal de uma empresa. O principal objetivo de uma empresa próspera é construir um mundo melhor.

Uma empresa é pra você viver a sua missão de vida, é algo muito maior!

Qual é a sua missão de vida?

Missão de vida é aquilo que te realiza, que você faz até de graça, sem hora pra parar. É a crença que te move. Porque assim você não vai desistir quando vierem as dificuldades, porque elas virão e você precisa estar focado na sua visão.

3. Equipe

Um empreendedor de sucesso contrata pessoas melhores que ele, justamente para suprir as suas carências. Precisamos estar cercados de pessoas competentes que acreditam na nossa causa. Assim todos crescem juntos, deixando de lado o ego.

Precisamos entender que os colaboradores é que fazem a empresa andar, o empreendedor apenas dá o norte. Quando valorizamos os colaboradores e temos uma causa nobre que vai além de ganhar dinheiro a equipe anda lado a lado e tudo flui.

4. Comunicação

A comunicação eficiente faz parte do mindset do empreendedor de sucesso. É necessário saber falar e principalmente saber ouvir. É através da comunicação que você vai contagiar as pessoas com a sua causa. E todo bom comunicador precisa ouvir muito bem, pois aprendemos muito mais ouvido que falando.

Um empreendedor de sucesso participa de muitos eventos. Então timidez não pode ser o seu forte. Se você tímido comece a treinar, se coloque em situações onde você precisa se destacar para que assim você não tenha como fugir dos palcos. Se preferir pode começar gravando vídeos, é uma boa tática para perder a timidez.

Uma das principais características de um empreender de sucesso é a comunicação acertiva.

5.Comece com que tem

Se você está esperando ter algo para montar um negócio, saiba que você precisa começar com o que você tem. Não espere as circunstâncias perfeitas, pois elas não existem.

Se você tem um propósito, vai lá e faça!

Quer começar a gravar vídeos, comece hoje com seu celular mesmo, não espere comprar a câmera perfeita, pois quando você comprar vai querer comprar outro acessório, mais outro e nunca irá começar.

6. Fracasso

O fracasso faz parte do sucesso!

Ele nos fortalece. Precisamos aprender com os nossos erros, identificar as fraquezas e descobrir um jeito de reverter.

Dias difíceis virão e temos que seguir em frente mesmo nas dificuldades,pois parar não deve ser uma opção.

7. Fundo do poço

No empreendedorismo muitas vezes temos muitas perdas até chegar no sucesso, por isso antes de começar a empreender é necessário que você defina até onde você aguenta perder. Qual é o seu limite?

Isso é necessário para que você não desista no meio do caminho.

8. Foco

Foco no universo empreendedor consiste em ter um objetivo e trabalhar com disciplina para alcançar o que se planejou. Porém é precisar estar ligados às oportunidades. Porque muitas vezes começamos um negócio com uma possibilidade e no meio do caminho descobrimos uma possibilidade melhor, então temos que estar atento.

Mas vale lembrar que depois que você estiver descoberto nova possibilidade não vale ficar olhando para um lado e para o outro. Aí nesse caso vale a definição de Steve Jobs, segundo ele foco é dizer não.

Concluindo

O empreendedorismo está cada vez mais presente na vida do brasileiro, mas não basta ser empreendedor. O importante é ser empreendedor de sucesso.

E para ser empreendedor de sucesso o segredo é ter um modelo mental alinhado com a sua missão de vida. E estar comprometido em contribuir com um mundo melhor. É o famoso dar e receber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *