Conheça 16 Formas de Engajamento no Instagram e Veja Como Usá-las

O Instagram é uma das plataformas mais queridas do momento, isso porque possibilita vários formatos de conteúdos e interações sociais entre seus diversos tipos de usuários. E o engajamento no Instagram é fundamental.

Dessa forma tornou-se uma ferramenta indispensável para quem deseja ter presença online. Então, se você tem uma empresa e já se certificou de que o seu público ideal está nessa rede social, vale muito saber como ela funciona .

Vamos lá?

For de uma mesa de café, com um home com uma xícara de café e um celular no login do Instagram
16 Formas de Engajamento no Instagram

Como funciona o Instagram?

A dinâmica do Instagram é basicamente a mesma das outras redes sociais, ou seja, para marcar presença o nosso conteúdo precisa ter engajamento. Agora falando de engajamento no Instagram a dinâmica muda bastante, pois esta é uma rede muito “insta”, é tudo baseado em momentos, essa é sua a filosofia e suas regras não poderiam ser diferentes.

Mas o que vem a ser engajamento no Instagram?

Engajamento no Instagram é toda e qualquer reação do usuário aos seus posts e perfil. Uma curtida, um comentário, uma visita no seu perfil por exemplo são formas de engajamento.

É claro que para o seu algoritmo, cada uma dessas formas tem a sua importância. Mas hoje vamos focar apenas em conhecer e atrair cada uma delas, para que você tenha cada vez mais relevância perante a essa plataforma.

Sendo assim o seu conteúdo será distribuído a um número cada vez maior de seus usuários.

Qual a importância do engajamento no Instagram?

Você já sabe que engajar é o mesmo que atrair seu cliente ideal através de conteúdos relevantes, então agora ficou bem fácil saber a importância do engajamento no Instagram, que nada mais é que se conectar com esse cliente e concretizar negócios.

Então, se você tem interesse em atrair clientes pelo Instagram, não tenha dúvidas de que você precisa começar a engajar agora.

Conheça 16 formas de engajamento no Instagram

  1. Curtidas
  2. Comentários
  3. Salvamento
  4. Compartilhamento
  5. Direct
  6. Resposta aos stories
  7. Respostas de enquetes/perguntas
  8. Marcação nos stories
  9. Lembrete de lives
  10. Clique no vídeo do IGTV
  11. Clique no link da descrição do IGTV
  12. Clique no link da Bio
  13. Visita ao seu perfil
  14. Clique nas informações do perfil
  15. Começar a seguir
  16. Resposta de vídeos ao vivo

1 – Curtidas

As curtidas ou likes são a forma mais comum de engajamento no Instagram. São o primeiro sinal que de alguma forma o seu conteúdo chamou atenção, isso porque as pessoas só curtem quando se interessam. Isso só acontece quando falamos diretamente com a nossa persona.

2. Comentários

Não é novidade que amamos ver um post cheio de comentários. Eu, por exemplo, fico louca quando vejo um post com centenas de comentários, as vezes até leio alguns para saber o que as pessoas estão pensando sobre aquele assunto. Essa é uma forma de gerar muito engajamento no Instagram.

A busca pelos comentários tem deixado muita gente no vácuo, são tantas perguntas sem respostas que chega a dar pena. Isso porque as pessoas querem induzir as outras a comentar de qualquer forma, então elas fazem perguntas que raramente são respondidas.

Mas, na verdade, para ter comentários só precisamos conversar sem quebrar a comunicação, sem dar ordens. O ideal é buscar uma narrativa onde as pessoas possam contribuir. Diga como você faz algo sem dizer que é a forma certa, assim as pessoas vão querer deixar como elas fazem e aí você terá o tão esperado comentário.

3. Salvamento

Esse é um grande engajamento no Instagram. Ninguém vai salvar algo que não tenha interesse em ver depois.

Que tipo de conteúdo você salva?

Sempre que quiser salvamento se faça essa pergunta. Pense no que a sua audiência gostaria de ler depois. Normalmente os conteúdos que mais salvamos são aqueles com passo a passo, técnicas como receitas ou idéias.

Então que tal postar conteúdo que induza o salvamento?

Ahélia, mas meu conteúdo não tem nada a ver com culinária rs,rs . Tudo bem, mas com certeza você pode ensinar alguma coisa dentro do seu conteúdo pelo menos uma vez por semana, assim você aumentará os salvamentos dos seus posts e o seu engajamento no Instagram.

4. Compartilhamento

Esse é um tipo de engajamento que eu acho muito valioso. É uma forma muito emocional de engajar, pois a pessoa está aprovando e ainda dividindo com as outras aquela informação que lhe foi útil. Vai além de uma conversa, gera uma conexão profunda.

O compartilhamento geralmente acontece em posts com frases, mas a dica é inovar: chega de copiar frases prontas, chegou a hora dizer coisas comuns de um jeito novo ou trazer idéias novas. É importante esse tipo de post também para atrair mais seguidores.

5. Direct

Quando a pessoa envia uma mensagem pra você no seu privado é porque de alguma forma ela quer mais proximidade você.

Quer mais engajamento que isso?

E vale lembrar que cada mensagem conta como um engajamento no Instagram , então é muito importante responder cada mensagem recebida, e nesse caso você está criando engajamento com o seu perfil, porque existe engajamento dos posts e do perfil.

Perfil bem engajado tem maior alcance. Portanto não deixe ninguém esperando sua resposta, responda , converse e se conecte com as pessoas.

6. Resposta aos stories

Só responde uma pergunta quem a visualizou, portanto se a pessoa responde suas perguntas dos stories é porque ela está acompanhando o que você está postando lá.

Use e abuse dessa forma de engajamento. Faça perguntas criativas que inspirem as pessoas a responderem.

7. Respostas de enquetes/perguntas

Aproveitando que as pessoas gostam de olhar stories, porque não fazer aquelas enquetes para interagir mais?

Sim, as pessoas gostam e isso conta como engajamento no Instagram. Use a criatividade.

8. Marcação nos stories

Toda vez que alguém marca você nos stories ou nos comentários, isso conta como engajamento para o seu perfil.

9. Lembrete de lives

Essa é bem legal, além das pessoas receberem o lembrete da sua live que já é legal para que elas não percam o seu conteúdo, elas também podem compartilhar com outras pessoas.

E se elas compartilharem é porque elas aprovam o seu conteúdo, a ponto de indicar para outras pessoas.

10.Clique no vídeo do IGTV

Quando a pessoa está assistindo o seu vídeo no IGTV e clica para continuar assistindo e isso é um sinal de aprovação , significa que você a atraiu , portanto clique no vídeo do IGTV é sim um engajamento no Instagram.

11. Clique no link da descrição do IGTV

Quando você posta um vídeo no IGTV você pode postar um link na descrição desse vídeo. E quando as pessoas clicam nesse link é sinal de engajamento com o seu perfil.

12. Clique no link da Bio

As pessoas só clicam no link da sua Bio quando elas têm um interesse maior pela sua atividade. Portanto, não se esqueça de deixar um link na sua Bio e assim gerar mais engajamento no seu Instagram.

13.Visita ao seu perfil

Você fez um post e a partir dele a pessoa clicou no seu perfil, isso também conta como engajamento, foi uma ação a mais desenvolvida. Prova disso é que ao analisar as informações do seu post aparece ali o número de visitas no perfil a partir daquele post.

14. Clique nas informações do perfil

Lá no seu perfil , em editar perfil, tem umas informações que se você deixar públicas , as pessoas podem clicar e entrar em contato com você. Caso isso ocorra é também uma forma de engajamento no Instagram.

15. Começar a seguir

Sim, sempre que alguém começa a seguir você é contado como engajamento.

16. Resposta de vídeos ao vivo

Toda vez que alguém faz vídeo ao vivo e depois aparece algum comentário , isso também é contado como interação.

E como eu disse, essa rede social muda muito, então até o presente momento essas são as formas de engajamento no Instagram.

E agora vamos a pergunta que não quer calar!

Como gerar engajamento no Instagram?

Você já sabe o que é engajamento e a sua importância. Agora vou te mostrar 11 dicas práticas para você atrair os 16 tipos de engajamento para o seu Instagram e dar maior visibilidade ao seu perfil.

Foto 3 mãos esticadas com celulares com o símbolo do Instagram
Como atrair engajamento no instagram

1.Uso das #

Sempre que fizer uma postagem, não se esqueça de usar #. Escolha # alternadas, não use as mesmas em todas as postagens. Procure as médias, entre 100 a 500 mil postagens para que suas postagens tenham chances de serem vistas pelos seguidores das #.

2. Cuidado ao editar seus posts

A sugestão é revisar bem a postagem antes de publicar, porém se realmente for necessário editar, faça o quanto antes, se possível antes das interações, porque após a edição todos os engajamentos são zerados.

3. Freqüência das postagens

Já se falou muito em postar várias vezes ao dia, mas atualmente tenho percebido que o ideal é postar apenas uma vez. Porque se fizer mais de um post , o alcance vai ser dividido entre todos. E dependendo da importância do post dá até pra deixá-lo circulando por mais de um dia.

4. Conteúdo relevante

O conteúdo é o segredo, é a parte mais importante. Sim, as pessoas vão se conectar á você pelo seu conteúdo. Dessa forma fica evidente a importância de conhecer bem a sua persona ou cliente ideal, pois só assim saberá como ajudar resolver as suas dores, porque é isso que você vai fazer através do seu conteúdo.

5 . Use o IGTV

O IGTV é uma excelente ferramenta para postar vídeos dentro do Instagram. Só por esse motivo já deve ser usada, pois sabemos o poder que os vídeos exercem. Sem contar que é mais um local para colocar link. Isso mesmo, o Instagram permite link na descrição dos vídeos do IGTV independente da quantidade de seguidores.

Faça vídeos bem elaborados, com um bom roteiro e uma excelente chamada pra ação. E não se esqueça de divulgar o link dos seus vídeos em outras redes sociais para assim trazer tráfego qualificado e engajamento para o seu instagram.

6. Interaja com os seus seguidores

Partindo do princípio que engajamento é uma conversa, não faz sentido você puxar assunto com os seguidores e depois deixá-los falando sozinhos.

Então é fundamental responder todas as interações. Visitar os perfis dos seus seguidores e deixar curtidas e comentários também são uma forma tê- los com você nas suas publicações.

7. Interaja com perfis do seu nicho

É importante tirar um tempo para visitar perfis grandes que falam do mesmo assunto que você, para interagir com os seus seguidores e assim atraí-los para o seu perfil. É uma boa forma de conseguir seguidor qualificado, faça isso sempre antes de fazer uma postagem.

8. Descubra o melhor horário para postar

Se você já tem uma conta comercial, é importante dar uma olhada nas informações do seu público, pois lá dá pra ter uma noção dos dias e horários que seus seguidores estão presentes. Lembrando que essa informação não garante total interação, mas aumenta as chances do seu público ver e interagir com suas postagens.

E o legal é ir fazendo postagens em dias e horários diferenciados e ir anotando quando acontece maior e menor interação, depois de um mês ou mais fazendo dessa forma você será capaz de identificar os melhores dias e horários para postar.

9. Faça lives

Fazer transmissões ao vivo também é uma excelente forma de criar engajamento no seu perfil do Instagram. Isso acontece porque você se aproxima mais da sua audiência, gera relacionamento, tirando as dúvidas em tempo real, isso fará com que as pessoas sejam gratas à você e queiram estar sempre perto de você.

E isso ainda permite que elas compartilhem os lembretes das lives.

10. Invista em imagens de qualidade

Boas imagens nessa rede social valem muito. Pois a mesma é totalmente visual, as imagens falam muito. Não estou falando de imagens padronizadas, isso não conecta, pois não passa a ideia de momentos e sim de algo mecanizado.

As fotos precisam ter qualidades, mas precisam aparentar ser feitas por gente, e em muitos casos precisam ter gente. Ainda que seja um perfil empresarial faz se necessário a conexão com pessoas, pois pessoas compram de pessoas. A compra acontece primeiro na emoção e emoção só as pessoas passam.

11.Use e abuse dos stories

Isso mesmo. Faça vários durante o dia, use todos os recursos, faça enquetes, perguntas, poste vídeos de momentos seus seja na vida pessoal quanto no trabalho e não se esqueça de usar as # aqui também.

Concluindo

Agora é hora de fazer uma análise criteriosa no seu Instagram. Veja tudo o que você fez que te trouxe até aqui .

Veja se está conseguindo todos os tipos de engajamento descrito acima, se não está conseguindo, pare tudo agora e comece a colocar em prática as 11 dicas que eu te ensinei e com certeza os seus posts não serão os mesmos.

E o seu perfil irá ter mais relevância atingindo assim um número cada vez maior de pessoas conectadas com a sua verdade. Mas saiba que nada disso vai resolver se você não souber quem é o seu cliente ideal e como conversar com ele.

4 Comentários

  1. Avatar

    Está muito bem explicado todas as formas de engajamento. Eu já conhecia boa parte, mas Salvar a postagem eu não sabia! Muito bom. Parabéns pelo conteúdo. Seus artigos são sempre excelentes!!!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *