Negócio Online: Blog ainda vale a pena???

Convivendo diariamente com pessoas que estão montando ou estudando para montar um negócio online, ouço muito essa pergunta, foi por isso que resolvi escrever sobre o papel do blog num negócio digital e tudo que você precisa saber antes de ter um, assim você vai ter a resposta se blog ainda vale a pena.

Portanto convido você a ficar comigo até o final para que você entenda como é baseada uma estrutura de negócio online.

Foto de uma mulher na cama escrevendo em seu blog no notebook
Blog ainda vale a pena?

O que é um negócio online?

É todo e qualquer empreendimento realizado através da internet. Hoje ouvimos muito falar em negócio online quando se refere ao marketing de afiliado, porém não é só isso, esse é apenas um tipo de negócio na internet.

O que é o blog no negócio digital?

O blog funciona como a central.

Num negócio físico, uma loja de sapatos por exemplo, o dono precisa de um espaço físico para expor seus produtos e atender os seus clientes, ele pode até atender os seus clientes em casa ou em outro lugar , mas precisa de um espaço seu ou alugado onde ele tenha total controle para guardar os produtos , gerenciar as vendas, acompanhar o caixa e tudo que diz respeito ao negócio.

Na internet também não é diferente, precisamos de um local, só que nesse caso é online. E o blog faz o papel da loja , ou seja, nele é concentrada toda a estrutura, a parte mais importante do negócio digital.

Preciso de um blog pra ter um negócio online?

Depende. Depende da sua intenção, se você quer algo sólido e duradouro você vai precisar de um blog sim, agora se você quer a famosa renda extra, onde você vende um dia e oito não, nesse caso o blog não será útil pra você!

Porque ter um blog na minha estrutura de negócio online?

As vantagens de ter um blog são inúmeras, eu poderia ficar horas listando aqui pra você, mas vou focar apenas nas 7 abaixo:

Gerar autoridade

Quando começamos em uma determinada área levamos um tempo para ganhar a confiança das pessoas, isso por que elas não nos reconhecem como alguém que domina aquela área. E quando escrevemos sobre um determinado assunto, estamos dizendo e provando para as pessoas o que sabemos sobre ele.

Nesse caso seremos vistos como alguém que domina o assunto, ou seja, uma autoridade no assunto, uma pessoa que elas podem confiar.

Empilhar conteúdo

O blog é a sua central de conteúdos.

Eu não sei se você sabe, mas hoje o marketing mais eficiente é o marketing de conteúdo, aquele que informa as pessoas, que tira suas dúvidas e as ajuda a resolver os seus problemas.

Mas pra isso o seu conteúdo precisa ser atualizado com freqüência e as pessoas precisam ter acesso a ele.

O conteúdo das redes sociais tem vida curta. Visto que quando estamos em uma rede social passam inúmeros posts pela nossa timeline a cada segundo, assim os conteúdos se perdem com facilidade.

Já no blog o conteúdo tem vida longa, eles vão ficando ali amontoados e sempre que precisamos é só acessar e nada se perde. E o mais legal de tudo isso é que um post escrito hoje continuará trabalhando por muito tempo, ao contrário do post social que dura no máximo algumas semanas dependendo da rede.

Só temos que ter o cuidado de sempre atualizar para que nosso leitor tenha um conteúdo relevante.

Ter o domínio do seu negócio

Agora que já falei sobre a importância do marketing de conteúdo, você deve estar se questionando sobre o fato de poder fazer isso nas redes sociais também, uma vez que você vê alguém fazendo isso todos os dias.

Veja bem, não estou dizendo que não pode fazer isso nas suas redes sociais, pelo contrário você precisa e deve fazer isso, afinal as redes sociais também fazem parte do seu negócio online, pois é através delas que você vai levar pessoas para dentro do seu blog, onde elas vão consumir seu conteúdo sem distrações. Entendeu?

O que eu estou te dizendo é que você não deve construir uma casa num terreno alheio, porque amanhã ou depois o dono vai precisar do terreno.

Tenho visto muita gente construindo negócio online e até ganhando muito dinheiro na internet apenas nas redes sociais. Mas responde aqui pra mim:

O Instagram, o Facebook, o YouTube, o Pinterest e outras rede sociais são suas?

É você quem dita as regras lá dentro dessas plataformas?

Não…

Já o blog é seu, as regras são suas e é você quem toma as decisões. Então amanhã ou depois se alguma dessas redes sociais não mais existirem, o seu negócio continuará de pé porque o seu blog é a sua central.

Ter visibilidade

Apesar de estarmos vivendo a bolha do negócio online, muita gente usa a internet apenas para consumir. E mesmo os que têm um negócio online também consomem.

Então o blog é uma forma de você se destacar na multidão com conteúdos novos e relevantes para atrair novos clientes tanto pra um negócio online como para uma empresa física.

Construir audiência

O blog é uma forma de ter presença online e alcançar a multidão que usa a internet diariamente.

É uma forma de promover a si e ao seu negócio ou carreira. É uma forma de agregar valor a vida das pessoas antes de pedir algo em troca.

Onde você clicaria primeiro – Numa página com a frase “Como fazer um blog em três etapas” ou “Encomende o seu blog conosco”?

Sempre que agregamos valor, a tendência é termos essa pessoa conosco. Primeiro ela consome o conteúdo, ganha confiança e depois cria parcerias e negócios. As pessoas tendem a fazer negócios com quem elas confiam.

Criar oportunidades

Ao promover o seu negócio e a si você abre um leque de oportunidades. Um blog normalmente começa com um objetivo, com o passar do tempo toma outra proporção.

Tenho visto muita gente que começou com um blog e hoje além de ganhar dinheiro online através do blog fatura alto com palestras e ventos. Esse é só um exemplo, as oportunidades são inúmeras.

Ganhar dinheiro dormindo

Peguei pesado agora né kkkk? Sim isso existe mesmo e com o blog isso é super possível.

Após criar e estruturar o seu blog ele vai te trazer muitos dividendos e você não vai precisar trabalhar nele 24 horas por dia, porém ele estará visível o tempo todo e em um dado momento você vai acordar e vai perceber que quando estava dormindo as pessoas estavam lá acessando e realizando suas compras, então ganhar dinheiro dormindo acontece sim.

Estar acessível o tempo todo é a grande vantagem da internet.

Concluindo

Agora que você descobriu as vantagens montar um negócio online estruturado num blog ficou claro que ainda vale a pena ter um blog sim.

Principalmente se você deseja ter um negócio online de sucesso com uma estrutura sólida , onde você não corra o risco de perder todo o seu investimento seja em tempo ou dinheiro caso alguma rede social deixe de existir você precisa ter um blog sim, porém o blog não será o único pilar do seu negócio.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em trabalhar online, ganhar dinheiro dormindo, ter liberdade de tempo para curtir sua família e outros benefícios.

Para saber como montar um negócio online passo a passo eu vou deixar aqui a indicação do curso que eu fiz e que me direcionou na construção do meu negócio.

8 Comentários

  1. Avatar

    Parabéns!!!! Seu conteúdo nunca deixou a desejar. Parabéns por todo conhecimento e sempre dispor à nós!

    Responder
  2. Avatar

    Que conteúdo maravilhoso, abriu mto a minha mente… Obgda por adquirir conhecimento e passar para gente!
    Parabéns pelo lindo trabalho 😘

    Responder
  3. Avatar

    Vejo tantas pessoas ” ensinando” a ganhar dinheiro sem precisar de blog e tals, e esquecem que ter um blog é ter a sua casa, seu negócio bem estruturado e isto é mais importante a longo prazo do que uma diquinha que pode te deixar na mão a qualquer momento. Parabéns

    Responder
    1. Ahélia Correia

      Essas pessoas vendem ilusão de dinheiro fácil, porém sabemos que não existe. Comparado ao tempo e o dinheiro investido em uma faculdade que não é garantia de sucesso ,é dinheiro rápido , porém suado, pois sabemos o quanto nos esforçamos pra atingirmos resultados.

      Responder
  4. Avatar

    Realmente as vantagens são inúmeras, por isso a luta é tão grande, e isso faz as pessoas desanimarem, só que nada que é bom e duradouro vem de forma fácil. Estou batalhando para crescer meu blog também, e é sempre bom ter essas dicas para nos incentivar! Bom post!

    Responder
    1. Ahélia Correia

      Falou tudo. Depois do difícil sempre vem o fácil, então vamos seguir em frente que logo,logo teremos resultados. Fico feliz em contribuir. Gratidão

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *